Vídeo Grupo Yanomami Isolado

 

Este é o vídeo “Grupo Yanomami Isolado”, que estamos lançando como parte das comemorações de 20 anos de homologação da nossa Terra Indígena Yanomami. O vídeo “Grupo Yanomami Isolado” foi filmado em julho de 2011, por Morzaniel Iramari Yanomami, atual Coordenador de Comunicação da Hutukara, em um sobrevôo realizado pela Funai, através da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye´kuana.

Continue Reading

Novas imagens de índios isolados validam território Yanomami no Brasil, 20 anos após sua criação

PRESS RELEASE DA SURVIVAL INTERNATIONAL

22 de novembro de 2011


sur1

Survival International tem publicado novas imagens de uma aldeia de Yanomami isolados no Brasil, 20 anos após uma de suas campanhas cruciais resultou na criação do maior território indígena em floresta no mundo.

Survival International, o xamã Yanomami Davi Kopenawa e a Comissão Pro-Yanomami no Brasil foram fundamentais para garantir a vitória.

Estas novas imagens enfatizam a importancia do território em proteger os Yanomami degarimpeiros, que devastaram a tribo nos anos 1980.

O 'Parque Yanomami' é uma das muitas iniciativas lideradas pela Survival International. Em uma nova seção de seu site, destaca que a época quando povos inteiros podiam ser eliminados sem que ninguém percebesse está terminando.

O diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje, 'Os adeptos da Survival podem ficar imensamente orgulhosos do sucesso que este avistamento representa. É claro que muitos povos indígenas, incluindo os Yanomami isolados, ainda estão ameaçados pela ocupação ilegal de suas terras, e por isso não podemos desistir da luta. A própria existência de Yanomami isolados, no entanto, prova que a campanha persistente compensa. Esperamos ver muitas mais vitórias como esta.'
sur2

Os Yanomami sofreram anos de opressão nas mãos dos garimpeiros. Sua população diminuiu em 20 por cento em apenas sete anos, devido a violência e doenças.

O governo do Brasil anunciou sua decisão de demarcar as fronteiras de um território para os Yanomami em novembro de 1991. O território foi assinado em lei no ano seguinte.

Essas novas fotos, tiradas por Yanomami pela sua associação, Hutukara, mostram que membros isolados da tribo continuam a viver na Amazônia, construindo malocas tradicionais no coração de suas comunidades.

Mas, embora o reconhecimento dos direitos à terra para os Yanomami tenha melhorado as condições de vida da tribo, ameaças ainda existem. Garimpos ilegais continuam a operar a apenas 15 quilômetros dos Yanomami isolados.

A mineração ilegal na terra dos Yanomami transmite doenças mortais como a malária e polui os rios e floresta com mercúrio.

Pelo menos 800 pessoas do exército e da polícia do Brasil estão agora envolvidas em uma operação para remover os garimpeiros ilegais. Tem sido relatado que até agora, 30 foram expulsos.



Leia sobre esta historia na página Survival na internet (em inglês):
http://www.survivalinternational.org/news/7899

Repercussão da divulgação das fotos do índios isolados na TIY‏

Folha.com - Fotografia - Poder - Yanomami - 23/11/2011
Yanomami. Clique nas imagens para ver os álbuns. ONG Survival International divulgou fotos aéreas de uma tribo isolada de índios yanomami em Roraima ...
http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/5487-yanomami#foto-102251

 

New uncontacted pictures validate Brazil's Yanomami ... - xingu otomo
Survival has released new pictures of an uncontacted Yanomami village in Brazil , 20 years after one of its crucial campaigns created the biggest forested ...
http://www.xingu-otomo.net.br/new-uncontacted-pictures-validate-brazil%E2%80%99s-yanomami-territory/

 

Survival divulga novas imagens de aldeia indígena Yanomami que ...
A tribo com, aproximadamente, 38 indígenas está ameaçada pela volta dos garimpos ilegais, que continuam funcionando a apenas 15 quilômetros dos ...
http://acritica.uol.com.br/amazonia/Manaus-Amazonas-Survival-indigena-Yanomami-permanece-Amazonia_0_595740840.html

 

ONG divulga fotos de tribo de índios isolados em Roraima - BOL ...
A ONG Survival International divulgou nesta terça-feira (22) fotos aéreas de uma tribo isolada de índios yanomami, em Roraima. Segundo a organização, as ...
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2011/11/22/ong-divulga-fotos-de-tribo-de-indios-isolados-em-roraima.jhtm

 


Yanomami village in Brazil - ABC News (Australian Broadcasting ...
Yanomami village in Brazil. Posted November 23, 2011 08:02:39. First contact: The Yanomamivillage deep in the Amazonian jungle. survivalinternational.org ...
http://www.abc.net.au/news/2011-11-23/yanomami-village-in-brazil/3688032

 

Folha.com - Poder - ONG divulga fotos que seriam de tribo de índios ...
O coordenador da associação Hutukara, Ailton da Silva, disse à agência France Presse que as fotos foram tiradas em março pelo fotógrafo yanomami ..
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1010405-ong-divulga-fotos-que-seriam-de-tribo-de-indios-isolados-em-rr.shtml

 

Yanomami « ASU Art Museum
While filming Video Trans America, Downey and his family spent nine months living with theYanomami in the Amazon. This bright, vibrant, color-pencil art is ...
http://asuartmuseum.wordpress.com/tag/yanomami/

 

New "uncontacted tribe" pictures validate Brazil's Yanomami territory ...
New picture of an uncontacted Yanomami village in Brazil. © Hutukara/Survival Survival International has released new pictures of an unconta...
http://aidresources.org/new-uncontacted-tribe-pictures-validate-brazil%E2%80%99s-yanomami-territory-20-years-on/

 

NGO releases new pictures of Brazil's isolated Amazon tribe
The Yanomami suffered years of oppression at the hands of gold miners. Violence and disease saw their population fall by 20 percent in just seven years. ...
http://www.terradaily.com/reports/NGO_releases_new_pictures_of_Brazils_isolated_Amazon_tribe_999.html

 

Handout aerial picture released by the Hutukara Yanomami - Yahoo!
View the photo Handout aerial picture released by the Hutukara Yanomami Association showing huts of an uncontacted Yanomami tribe on Yahoo!. View the ...
http://uk.news.yahoo.com/photos/handout-aerial-picture-released-hutukara-yanomami-association-showing-photo-181458678.html

 

 

ONG divulga fotos de tribo de índios isolados em Roraima

Original em inglês: New uncontacted pictures validate Brazil’s Yanomami territory 20 years on 22 November

Disponível em: http://www.survivalinternational.org/news/7899

22/11/2011 - 18h13       

Folha Online

A ONG Survival International divulgou nesta terça-feira (22) fotos aéreas de uma tribo isolada de índios yanomami, em Roraima.

Segundo a organização, as imagens mostram que próximo da comunidade existem aéreas devastadas supostamente por garimpeiros.

O coordenador da associação Hutukara, Ailton da Silva, disse à agência France Presse que as fotos foram tiradas em março pelo fotógrafo yanomami Morsamiel Iramari.

Foram precisos 10 dias de voos sobre a terra indígenas em um avião fornecido pela Funai (Fundação Nacional do Índio). Silva estima que a tribo tenha cerca de 38 pessoas.

É a terceira vez que a ONG revela fotografias de índios isolados no país. As duas divulgações anteriores --uma no começo deste ano e outra em 2008-- mostraram uma tribo do Acre, na fronteira com o Peru.

"Estas novas imagens mostram o quanto a terra indígena foi importante para proteger os yanomami de garimpeiros que devastaram a tribo nos anos 1980", diz Stephen Corry, diretor da Survival International, em comunicado.

A organização lembra que no próximo ano se comemora os 20 anos da criação da terra indígena Yanomami, que ocupar aéreas no Amazonas e Roraima.

De acordo com a entidade, a violência e a doença reduziram a população índigena do local em 20% nos últimos 7 anos.

"As condições de vida dos yanomami têm melhorado consideravelmente, mas eles sempre estão confrontados com ameaças reais", afirma Corry.

  • 1
  • 2