• Home
  • Projetos
  • Educação

Educação - Documentos

Estudos Pan-Amazônicos promove palestra sobre educação Yanomami na sexta (23), com Armindo Goes da Hutukara.


Fonte: http://www.ufam.edu.br/index.php/eventos/2369-laboratorio-de-estudos-pan-amazonicos-promove-palestra-sobre-educacao-na-sexta-23

Laboratório de Estudos Pan-Amazônicos promove palestra sobre educação Yanomami na sexta (23)
Publicado em 20 Maio 2014 | Imprimir | E-mail

O Laboratório de Estudos Pan-amazônicos – Práticas de Pesquisa e Intervenção Social – LEPAPIS promove a palestra “A educação na visão dos Yanomami” com Armindo Yanomami, diretor da Hutukara, na próxima sexta-feira (23). O evento ocorre no auditório Alalaú, da Faculdade de Educação, de 9h às 12h. Para se inscrever deve comparecer ao Laboratório Pan-amazônico/LEPAPIS.

Contato: (92)8211-4239/ Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Sobre o Lepapis

O Laboratório de Estudos Panamazônicos – Práticas de Pesquisa e Intervenção Social – LEPAPIS, é um laboratório aberto e interdisciplinar que desenvolve estudos sobre a região pan-amazônica, e reflete sobre as relações entre pesquisa e intervenção social. O recorte deste laboratório não esta dado pelos objetos da pesquisa, senão pela abordagem teórico – metodológica que prioriza a compreensão da qualidade das práticas de pesquisa e da intervenção social produzida por agências ou instituições que se vinculam aos grupos de estudo. Também por seu interesse geo – estratégico dentro da Universidade Federal do Amazonas, Brasil, para dialogar com as tradições de conhecimentos e os saberes constituídos dentro da região panamazônica e suas fronteiras geográficas e gnoseológicas.


Documentário Tawaieh: I Seminário de Intercâmbio de Experiência de Educação Escolar Indígena do Amazonas

O documentário Tawaieh, fruto do I Seminário de Intercâmbio de Experiência de Educação Escolar Indígena do Amazonas" realizado em março 2013 na aldeia Nova Esperança, Rio Marau, território Nusoken-Sateré-Mawé e organizado pela Associação Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami-Secoya e o Instituto de Cooperação Econômica Internacional. O Seminário teve por objetivo a troca de experiências entre professores Ticuna, Marubo, Matís, Tukano, Tuyuka, Yanomami e Sateré-mawé e realizar um verdadeiro “puxirum pedagógico e cultural”, identificando os atuais problemas e apresentando sugestões para a melhoria da educação escolar diferenciada no estado do Amazonas".

O mesmo foi produzido por: Tawaieh - Tawa Ipakup Ekatup Hap - equipe de professores Sateré-Mawé.

Silvio Cavuscens
Coord. Geral da Secoya

 


 

RELATÓRIO -PROJETO INEP BRA/04/049 CONTRATO DE SERVIÇO N 2011/000367

RCA participa da reunião da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena

Professores yanomami se preparam para exame de suplência no Ensino Fundamental

Encontro de educação: Nota sobre o encontro 2

Encontro de educação: Nota reunião MPF

EDUCAÇÃO YANOMAMI E YE'KUANA - OFICINA TEEYY - 2010

ISA-BV - Projeto MEC-SECAD 2009

Projeto Hutukara-MEC-SECAD - ATUALIZADO

YANOMAMI E YE'KUANA - ÍNDIOS DISCUTEM PLANO PARA EDUCAÇÃO - 10-11-10

Yanomami e Ye’kuana participam de pré-vestibular para Universidade Federal de Roraima