VIII ASSEMBLEIA GERAL DA HUTURARA 2016

ONG divulga fotos de tribo de índios isolados em Roraima

Original em inglês: New uncontacted pictures validate Brazil’s Yanomami territory 20 years on 22 November

Disponível em: http://www.survivalinternational.org/news/7899

22/11/2011 - 18h13       

Folha Online

A ONG Survival International divulgou nesta terça-feira (22) fotos aéreas de uma tribo isolada de índios yanomami, em Roraima.

Segundo a organização, as imagens mostram que próximo da comunidade existem aéreas devastadas supostamente por garimpeiros.

O coordenador da associação Hutukara, Ailton da Silva, disse à agência France Presse que as fotos foram tiradas em março pelo fotógrafo yanomami Morsamiel Iramari.

Foram precisos 10 dias de voos sobre a terra indígenas em um avião fornecido pela Funai (Fundação Nacional do Índio). Silva estima que a tribo tenha cerca de 38 pessoas.

É a terceira vez que a ONG revela fotografias de índios isolados no país. As duas divulgações anteriores --uma no começo deste ano e outra em 2008-- mostraram uma tribo do Acre, na fronteira com o Peru.

"Estas novas imagens mostram o quanto a terra indígena foi importante para proteger os yanomami de garimpeiros que devastaram a tribo nos anos 1980", diz Stephen Corry, diretor da Survival International, em comunicado.

A organização lembra que no próximo ano se comemora os 20 anos da criação da terra indígena Yanomami, que ocupar aéreas no Amazonas e Roraima.

De acordo com a entidade, a violência e a doença reduziram a população índigena do local em 20% nos últimos 7 anos.

"As condições de vida dos yanomami têm melhorado consideravelmente, mas eles sempre estão confrontados com ameaças reais", afirma Corry.