VIII ASSEMBLEIA GERAL DA HUTURARA 2016

Vídeo Grupo Yanomami Isolado

 

Este é o vídeo “Grupo Yanomami Isolado”, que estamos lançando como parte das comemorações de 20 anos de homologação da nossa Terra Indígena Yanomami. O vídeo “Grupo Yanomami Isolado” foi filmado em julho de 2011, por Morzaniel Iramari Yanomami, atual Coordenador de Comunicação da Hutukara, em um sobrevôo realizado pela Funai, através da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye´kuana.

 

Os indícios cada vez mais frequentes da existência desses “Isolados” fez com que FUNAI e HAY investissem em um plano de localização do grupo através de sobrevoos. Após várias tentativas, no dia 14 de julho foram avistados primeiro os antigos roçados , já sem uso, e logo em seguida a maloca e seus roçados grandes. Os isolados, chamados Moxihatëtëmathëpë, sempre mantiveram relação de hostilidade com os outros Yanomami., mas agora nós queremos protegê-los, pois eles estão sofrendo fortes ameaças: a Funai estima que existem garimpeiros atuando ilegalmente dentro da Terra Indígena Yanomami a cerca de 15 Km de sua aldeia. É importante divulgar a presença dos Moxihatëtëmathëpë para que, conhecendo-os, os napë pë (os brancos) possam implementar uma política para protegê-los.

É importante saber onde eles estão para poder retirar os garimpeiros de lá. Pois se não a doença do branco vai chegar, trazida pelos garimpeiros, e a doença do branco é contagiosa. Isso representa grande risco de epidemia, pois os Moxihatëtëmathëpë é um grupo de aproximadamente 70 pessoas que não possuem defesa contra as doenças dos brancos. Este ano a Hutukara está dando destaque aos 20 anos de homologação da Terra Indígena Yanomami, ressaltando conquistas e desafios dos Yanomami e Ye´kuana. No caso dos Moxihatëtëmathëpë, fica claro que a demarcação permitiu a permanência de grupos Yanomami vivendo de forma autônoma em seu território, sem contato com a sociedade brasileira nem com outros indígenas. Ainda assim, mesmo depois destes 20 anos, a Terra Indígena Yanomami segue exposta à presença de garimpeiros e fazendeiros, sendo urgente a consolidação de um plano de proteção e gestão para este território, tema central das atividades desenvolvidas por Hutukara e ISA na TI (Saiba mais –www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3378)