MANEJO PESQUEIRO NA AMAZÔNIA

ISA: Série pescarias no Rio Negro 3: Peixes, pescarias e os modos de viver no médio Rio Negro (português)

Série pescarias no Rio Negro 3: Fishes, fishing and ways of living in the middle Rio Negro


Peixes, pescarias e os modos de viver no médio rio Negro é o 3º Volume da série Pescarias no Rio Negro.
Esta publicação tem como objetivo valorizar o modo de vida dos indígenas e ribeirinhos do médio rio Negro, região remota de enorme extensão geográfica, com um rico patrimônio socioambiental, porém sem muita visibilidade nacional do ponto de vista econômico e político.
Com uma dinâmica social que lhe é própria, um histórico de ocupação milenar e projetos de colonização que datam do século XVII, o rio Negro possui uma enorme diversidade sociocultural.
Os conhecimentos tradicionais associados às técnicas, apetrechos e relações socioambientais das pescarias são parte deste patrimônio, constitutivo do modo de vida rionegrino e, portanto, fundamental para a preservação e reprodução da sociobiodiversidade regional.


A publicação vem sendo distribuída nos aeroportos e portos dos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, AM, com foco no público de turistas da pesca esportiva que frequentam a região. O lançamento será realizado na XVII Assembleia da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro - FOIRN, importante parceira deste e de tantos outros trabalhos voltados para produção de informação e divulgação do conhecimento tradicional associado às técnicas e práticas cotidianas no rio Negro.
Os demais atores envolvidos com as atividades pesqueiras na região também receberão exemplares impressos em uma distribuição postal e em mãos nos próximos meses.
Esperamos que gostem e que ajudem a divulgar por outras águas e terras!

Pescarias no Rio Negro é uma série de publicações sobre as atividades pesqueiras na bacia do Rio Negro. Inclui as diferentes modalidades de pesca, dos povos indígenas, das demais populações tradicionais ribeirinhas e também das empresas de pesca e de turismo. Destinada ao público regional, em vários formatos, sem periodicidade definida e aberta a parcerias, a série pretende publicar subsídios que contribuam para o ordenamento pesqueiro e a sustentabilidade da pesca na maior bacia de águas pretas do mundo.
Conheça também os outros volumes dessa série!

Como cuidar para o peixe não acabar - vol1
http://issuu.com/instituto-socioambiental/docs/pescarias-no-rio-negro-volume-1

Manejo Pesqueiro no Médio Rio Negro: Recomendações do processo participativo de oficinas para o ordenamento das atividades pesqueiras nos municípios de Barcelos e Santa Isabel do rio Negro, Amazonas (AM) - vol 2
http://issuu.com/instituto-socioambiental/docs/manejo_pesqueiro_santaisabel_02
http://issuu.com/instituto-socioambiental/docs/manejo_pesqueiro_barcelos_02


Camila Sobral Barra
Antropóloga - Programa Rio Negro
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Instituto Socioambiental
www.socioambiental.org