TheNewYork: The Voice of the Shaman by Glenn Shepard Jr.

Glenn Shepard Jr. NOVEMBER 6, 2014 ISSUE
Amazonas/Contact Press Images

Leia o artigo completo em pdf (english)



newyork

The Falling Sky, by the Yanomami shaman Davi Kopenawa and the French anthropologist Bruce Albert, takes its title from a creation myth of the Yanomami people, who live in the border region between Brazil and Venezuela. The primordial world was crushed by the collapse of the sky, hurling its inhabitants into the underworld. The exposed “back” of the previous sky became the forest where the Yanomami emerged, and where they remain to this day; they still call the forest “the old sky.” A new sky was erected, held in place by metal foundations set deep in the ground by the demiurge Omama. Yet the new sky is under constant assault by the forces of chaos, and Yanomami shamans work tirelessly with their spirit allies, the xapiri, to avert a new apocalypse. A diaphanous third sky already lies waiting, high above, in case the current one collapses and the world once again comes to an end.

Continue Reading

Uol: Flip recebe líder yanomami e abre espaço para debates sobre os índios

Rodrigo Casarin
Do UOL, em São Paulo
28/07/2014

flip1"Gostaria de deixar uma mensagem pro povo da cidade. Gostaria de falar um pouco sobre mim. Sou um yanomami que gosta de lutar, defender o meio ambiente. Os garimpeiros de Boa Vista ficaram com raiva de mim, estão me perseguindo e querem acabar com a luta do meu povo, com a nossa cultura tradicional. O homem da cidade gosta de matar índio, então queria dar essa mensagem para, quem ler, pensar sobre mim, falar com nosso governo para que ele não deixe acontecer de acabarem com as lideranças que lutam. Eles querem me matar porque não gostam que eu lute. Querem que deixe destruir a natureza, sujar o rio, crescer as doenças nas comunidades indígenas. Eles não gostam de índio que luta. Em 11 de junho passado, entraram na sede duas pessoas me procurando para me pegar, levar pra fora e me amarrar ou matar, mas consegui fugir e voltei para minha comunidade. Aqui eu não tenho segurança, eu mesmo me cuido, não saio na rua à noite. Sei que corro riscos".
Davi Kopenawa é uma das maiores lideranças indígenas do mundo – em sua tribo, dentro da Terra Indígena Yanomami,  uma área 96 mil quilômetros quadrados na Amazônia, já recebeu personalidades como o rei norueguês Harald 5º e o ex-jogador de futebol David Beckham. Está à frente da Hutukara Associação Yanomami, fundada justamente para defender os direitos de seu povo. Foi na sede da entidade, na capital de Roraima, que sofreu as ameaças que descreve. Provavelmente ele falará sobre isso na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que começa nesta quarta (30). Na sexta (1º), ele dividirá a mesa "Marcados" com a fotógrafa Claudia Andujar.

Continue Reading

DAVI RECEBE TÍTULO DE HONRA AO MÉRITO RIO BRANCO DA CÂMARA MUNICIPAL DE BOA VISTA‏

Título Honra ao Mérito Rio Branco Davi Kopenawa


Decreto Legsl 601 Título Honra ao Mérito a Davi Kopenawa


Certificado Título Honra ao Mérito Rio Branco a Davi Kopenawa

Câmara comemora 43 anos com homenagens e premiações

Data: 28/11/2012

fonte:http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=141167

fhonnor1

Além da inauguração de mais um anexo da Câmara, solenidade contou com homenagem a lideranças indígenas
ANA KARINE OLIVEIRA

Em comemoração aos 43 anos da Câmara Municipal de Boa Vista, que faz aniversário na sexta-feira, 30, a Mesa Diretora realizou na manhã de ontem uma programação especial com a inauguração dos anexos do prédio da instituição, entrega do prêmio de Jornalismo Laucides Oliveira aos profissionais da imprensa e homenagens a líderes indígenas.

Conforme o presidente da Câmara, vereador Braz Benck (PPS), a construção e ampliação de salas administrativas têm o objetivo de atender o aumento no número de vereadores, que no próximo ano será 21, pois hoje só atende a 14 parlamentares.

“Tudo isso surgiu com um projeto de lei, através de uma emenda constitucional, tendo em vista o acréscimo na quantidade de vereadores que deverão ocupar 21 cadeiras, quando observamos a necessidade desse anexo para mais gabinetes. Foi um trabalho de todos os vereadores que concordaram em abrir mão de regalias para que assim os próximos possam ser recebidos devidamente”, disse Benck informando que o valor gasto foi em torno de R$ 1 milhão, dentro do orçamento, com cortes de algumas despesas.

Continue Reading