• Home
  • Projetos
  • Projeto de Vigilância do limite leste da TIY

Discurso da senadora Ângela Portela‏ sobre Projeto Vigilância do Limite Leste

Leia o documento


PRONUNCIAMENTO QUE FAZ NO PLENÁRIO DO SENADO FEDERAL A SENADORA ÂNGELA PORTELA, DO PT DE RORAIMA, EM 29 DE NOVEMBRO DE 2012


Senhoras e Senhores Senadores da República.  

Um velho problema continua a tirar o sossego dos povos da Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima: a invasão de suas terras, de suas culturas e de suas vidas, pela ação do homem branco.
Nos próximos dias, autoridades federais irão receber um documento assinado por lideranças indígenas de meu Estado, pedindo providências cabíveis e medidas urgentes, para a invasão das terras indígenas por fazendeiros, garimpeiros e pescadores que, desrespeitando a lei, estão avançando sobre os territórios indígenas.

Continue Reading

Expedição constata ação de garimpeiros

fj1

O resultado da expedição realizada mês passado na fronteira da Terra Indígena Yanomami, na região do Ajarani, foi discutido durante reunião realizada na comunidade Serrinha, município de Caracaraí, junto às lideranças do Limite Leste. O garimpo e a ocupação de fazendeiros continuam sendo os maiores problemas enfrentados pelos indígenas da localidade.

A expedição foi realizada de forma integrada pela Hutukara Associação Yanomami, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Socioambiental (ISA). A equipe percorreu 280 quilômetros no leste da terra indígena durante 15 dias.

Continue Reading

Expedição envia os primeiros relatos diretamente da TI Yanomami

Fonte: http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3698

No ano em que se comemoram os 20 anos da homologação da Terra Indígena (TI) Yanomami, teve início no dia 27 de outubro último, uma expedição integrada por Funai (Fundação Nacional do Índio), HAY (Hutukara Associação Yanomami), Exército e ISA, que vai percorrer até 18 de novembro cerca de 280 quilômetros no leste da TI, em Roraima. A iniciativa é apoiada pela Fundação Rainforest da Noruega. Leia os primeiros relatos da série e confira as fotos que o ISA começa a publicar hoje, enviados diretamente da Terra Indígena

A viagem começou no último sábado e vai até 18/11 e pretende colher dados para um diagnóstico da área entre os rios Ajarani e Apiau, onde há invasões não indígenas. Os primeiros relatos começam a publicados hoje (6/11). O antropólogo Moreno Saraiva MArtins enviou o diário de campo dos sete primeiros dias da expedição. Confira no mapa abaixo a rota da expedição.

misa1

Leia os relatos do antropólogo do ISA Moreno Sariva Martins e confira as fotos.

Continue Reading

Expedição pelo Limite Leste na TI Yanomami

thumb_mapa_castanhal_final
No sábado, dia 27 de outubro, a Hutukara, em parceria com ISA e Funai, inicia uma expedição que deve percorrer mais de 150km da fronteira leste da TI Yanomami. O objetivo da Expedição é fazer o reconhecimento da situação da fronteira dessa região, que está sob pressão das frentes de expansão colonizadoras, através de Projeto de Assentamento do INCRA e também da distribuição de lotes sem nenhum tipo de controle prlo Governo do Estado de Roraima. Durante a expedição será elaborado um diagnóstico dos limites da TI, buscando avaliar as placas e marcos colocados pela Funai, apontando para futuras ações de proteção na região. Além disso, os Yanomami da região serão sensibilizados para o tema da proteção territorial.

O acesso à região do Ajarani é um dos mais fáceis dentro da TI Yanomami. Além da Rodovia Perimetral Norte, que cruza toda a região, diversos assentamentos são vizinhos da TI, que tem sua borda leste no limite da expansão da fronteira agrícola e madeireira. Junte-se a isso o fato de a Funai ter dificuldades em realizar a vigilância das Terras Indígenas e o resultado é que as invasões são constantes. Nessa região, segundo relatos indígenas, o maior problema é a invasão de pescadores e as comunidades da região já sentem a diminuição dos peixes dos rios.

Continue Reading