Yanomami e Ye’kuana participam de pré-vestibular para Universidade Federal de Roraima


Dezoito indígenas das etnias yanomami e ye’kuana se preparam para o vestibular do Núcleo Insikiran e para o PSEI- Processo Seletivo Específico Indígena da UFRR, que serão realizados no próximo dia 1º de maio em Boa Vista, Roraima . As aulas começaram na quarta-feira, dia 20 de abril, e seguem até o fim deste mês, na Associação Hutukara, que fica na rua Capitão Bessa, número 143, Bairro São Pedro.

Os indígenas são professores nas comunidades em que moram e se inscreveram para diferentes cursos.  A maioria deles,  para os cursos de Licenciatura Intercultural e Gestão Territorial. É o caso de Alfredo Himotona Yanomami, da maloca Papiú, que irá fazer as provas para o curso de Licenciatura Intercultural. Ele é formado pelo Magistério Yarapiari e dá aulas  há 8 anos. “Quero me capacitar para continuar dando aula na minha comunidade “, diz ele.

As provas para o Núcleo Insikiran serão realizadas na manhã do dia 1º de maio. Quem se inscreveu para o curso de Licenciatura vai poder fazer a prova de Redação na língua materna. No dia 03 será realizada a prova oral.

Os candidatos que se inscreveram no PSEI vão precisar fazer a prova de Redação em Português.  Anselmo Xiropino Yanomami é um deles. Ele é professor há 9 anos na região do Demini e também é formado pelo Yarapiari.  É a segunda vez que tenta o vestibular para Direito. “Farei quantas vezes for preciso porque meu sonho é ser advogado para defender meu povo. Quero conhecer melhor as leis do nosso país, principalmente a Constituição Federal, para poder dialogar melhor com as autoridades”, afirma ele e acrescenta:  “Se eu passar, serei o primeiro yanomami a fazer Direito no país.

O curso é organizado pelo Programa de Educação Yanomami do ISA – Instituto Socioambiental, com a cooperação da UFRR. O assessor do Programa, Márcio P. Volk, que também dá aulas de Redação para os indígenas diz que o curso é o início de um novo ciclo para aqueles que já passaram pelo Magistério Yarapiari e agora têm a oportunidade de entrar na universidade.

 

Mauricio Tome Rocha

Coordenação de comunicação da HAY

Tel: (95) 3224 6767

 

 

ProfessoresF1

O assessor do Programa, Márcio P. Volk (de óculos), durante  as aulas preparatórias 

 

ProfessoresF2

 Alfredo Himotona Yanomami, da maloca Papiú, que irá fazer as provas para o curso de Licenciatura Intercultural

 

ProfessoresF4

Foto 4-  indígenas durante o pré-vestibular

 

ProfessoresF5

Anselmo Xiropino Yanomami, durante as aulas do pré-vestibular