Terra Indígena Yanomami comemora 20 anos de homologação

Começou na última segunda-feira (15) a VII Assembleia Geral da Hutukara Associação Yanomami (HAY) na aldeia Wathoriki, na região do Estado do Amazonas. O encontro, que segue até o próximo dia 20 de outubro, comemorara os 20 anos de homologação da maior Terra Indígena do Brasil, a Terra Indígena Yanomami.

A celebração, que deve reunir mais de 400 pessoas durante os seis dias, será marcada por discussões entre líderes indígenas e representantes governamentais. O intuito da Assembleia é propor melhorias para a região, debater sobre os problemas enfrentados ao longo dos anos de demarcação, como a invasão garimpeira, e refletir sobre a homologação da Terra.
Nesta quarta-feira (17), representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) vão apresentar às lideranças indígenas da região a proposta de abrangência e funcionamento das oito Coordenações Técnicas Locais (CTLs) vinculadas à Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye´kuana (FPEYY).

Ainda no dia 17, acontecerá uma programação com o tema Proteção Territorial. As atividades envolverão duas mesas, uma para tratar da situação do garimpo e a outra da invasão de fazendeiros na região Ajarani; debates em torno da sobreposição entre terras indígenas e unidades de conservação; a mineração em Terras Indígenas e os benefícios sociais a estes povos. Deverão participar dos debates a Funai, representantes das comunidades indígenas, Hutukara e Instituto Socioambiental (ISA).

Yanomami

O território Yanomami cobre, aproximadamente, 192 mil quilômetros quadrados situados em ambos os lados da fronteira Brasil-Venezuela na região do interflúvio Orinoco – Amazonas (afluentes da margem direita do rio Branco e esquerda do rio Negro). Somente no Brasil, a área de proteção chega a 9.664.975 hectares, ou seja, 96.650 quilômetros quadrados.

Em 2011, a população total dos Yanomami, no Brasil e na Venezuela, ficou estimada em 35 mil índios. No Brasil, a população Yanomami chegou a 19.338 pessoas, divididas em 228 comunidades.

A Terra Indígena Yanomami é reconhecida por sua alta relevância em termo de proteção da biodiversidade amazônica e foi homologada por um decreto presidencial em 25 de maio de 1992.

Fonte: Portal Amazônia