• Home
  • Notícias
  • PROTESTO: Índios Yanomami retêm avião em Surucucu

PROTESTO: Índios Yanomami retêm avião em Surucucu

ANDREZZA TRAJANO - 26/05/2011
Disponível em: http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=109451

aviao

Índios Yanomami da comunidade Haxiu, na região de Surucucu, a noroeste de Roraima, retiveram ontem uma aeronave da empresa Roraima Táxi Aéreo, que presta serviço de assistência à saúde indígena por meio de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), segundo informou a Hutukara Associação Yanomami (HAY).

A medida, conforme a HAY, é para pressionar a nomeação de Joana Claudete das Mercês Schuertz, na coordenação do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (DSEI-Y). O monomotor só será liberado quando for publicada a efetivação dela no cargo, onde está interinamente há quatro anos. Se não forem atendidos, os indígenas ameaçam reter outras aeronaves que venham a pousar na terra Yanomami.

De acordo com a Hutukara, os indígenas amarraram a hélice do monomotor a uma corda e colocaram paus na pista para evitar o pouso de outras aeronaves. O avião foi para a localidade com a finalidade de fazer a troca dos profissionais de saúde. Os trabalhadores, o piloto identificado como Thomé, e um mecânico estariam sem condições de sair da comunidade indígena.

O Distrito Yanomami disse que desconhece o caso e a empresa aérea negou qualquer retenção de aeronave. A Secretaria Especial de Atenção à Saúde Indígena, que administra os distritos, informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre a retenção da aeronave e que, assim que for notificada, levará o caso ao conhecimento do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

“Está havendo um movimento para descaracterizar a retenção da aeronave. Desafio os órgãos de assistência à saúde indígena a enviarem uma nova aeronave para ver o que vai acontecer”, ameaçou a Hutukara em conversa com a equipe de reportagem da Folha, para reafirmar a existência do protesto.

Na semana passada, os índios já tinham feito uma manifestação no prédio da Funasa contra rumores de que outra pessoa seria designada para a coordenação do DSEI-Y, por meio de indicação do senador Romero Jucá (PMDB). O parlamentar nega a indicação.