• Home
  • Notícias
  • Hutukara Associação Yanomami declaracão sobre a morte chefe Amyra Wajãpi

Hutukara Associação Yanomami declaracão sobre a morte chefe Amyra Wajãpi

Nós povo Yanomami mostramos nosso apoio nosso amigos do povo Wajãpi nessa ameaça que estão sofrendo contra os garimpeiros. Queremos nomar as nossas vozes às de vocês cobrando a ação imediata da Polícia Federal para prender os responsáveis pela morte chefe Amyra Wajãpi, liderança de sua aldeia, nascido e assassinado em sua terra.

Nosso Estado brasileiro não está assumindo seu dever em proteger e fiscalizar nossas terras demarcadas contra os invasores e em punir os responsáveis pelas nossas mortes. Nós conhecemos o povo Wajãpi, nós já visitamos eles e eles já nós visitaram e nos orientaram na elaboração de nosso Protocolo de Consulta. Agora queremos apioar sua luta e reforçar que justiça veja feita, que sejam punidos os responsáveis por nossas mortes.

Brasil se tornou cheio de sangue de nós, os primeiros habitantes do país. O Governo brasileiro sequer reconhecer os nossos direitos e é conivente com o massacre que está acontecendo. Nós, povo Yanomami também sofremos muito com os invasores garimpeiras.

Hoje são mais de 20 mil invasores na nossa da terra, envenenam nossos rios e peixes e matam nosso povo. Estamos juntos com os Wajãpi nessa luta!