Convite Encontro das Mulheres Yanomami

Convite Encontro das Mulheres Yanomami 2016

"Encontro das Mulheres Yanomami - Yanomae Thuë thëpë Hereamuuwi. De 24 a 30 de março de 2016. Local: Missão Catrimani - Comunidade Hawarihi Xapopë - Terra Indígena Yanomami. Realização Hutukara.

 

Apoio: CAFOD, Embaixada da Noruega, Fundação Rainforest Noruega,  Instituto Socioambiental e Missão Catrimani/Diocese de Roraima".

Nos dias 26 a 30 de março de 2016 ocorrerá mais uma edição do Encontro das Mulheres Yanomami na Missão Catrimani. As mulheres desta região têm promovido encontros desde 2007 para conversarem sobre demandas e questões específicas de seu cotidiano. O movimento começou em 2002 com a participação de cinco mulheres da Missão Catrimani no encontro da Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIRR), que foi realizado na TI Raposa Serra do Sol.

A partir desta troca de experiências com mulheres de outras etnias, as mulheres Yanomami começaram a participar dos encontros anuais da OMIRR, o que despertou a necessidade de se reunirem em sua própria região e desde então já foram realizados pelo menos sete encontros por iniciativa destas mulheres.

Na presente edição, novos temas sensíveis ao universo feminino Yanomami serão discutidos: mulheres Yawari (grupo Yanomami da região Apiaú) irão compartilhar sua experiência com geração de renda a partir da confecção de redes de lã; mulheres pesquisadoras da região Demini irão apresentar sua recente publicação sobre plantas medicinais; será apresentado o trabalho realizado em parceria Instituto Socioambiental (ISA) e Hutukara Associação Yanomami (HAY) com as mulheres internadas na CASAI, que estimula a reflexão sobre casos de violência contra as mulheres ao mesmo tempo em que promove a geração de renda para as mesmas através da confecção de  tipoias; e, com base nas discussões anteriores, serão levantadas propostas para a gestão da Terra Indígena Yanomami a partir do ponto de vista feminino, que deverão compor o Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) em elaboração.

Nesta ocasião, o Instituto Catitú, que desenvolve projetos em formação audiovisual de mulheres indígenas no Brasil, também irá apresentar seu trabalho. Este encontro é realizado em colaboração entre as mulheres da Missão Catrimani com a HAY, Diocese de Roraima e ISA

 encontro-mulheres-2016-1

 

encontro-mulheres-2016-2

 

encontro-mulheres-2016-3

 

encontro-mulheres-2016-4