• Home
  • Notícias
  • II Encontro Binacional Yanomami e Ye´kuana do Brasil e da Venezuela

II Encontro Binacional Yanomami e Ye´kuana do Brasil e da Venezuela

convite_encontro_binacional

Programação II Encontro Binacional Yanomami e Ye´kuana - Brasil e Venezuela‏ (PDF)

Data: 28/10 a 02/11/2014
Local: Lago Caracaranã, Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
Realização: Hutukara, ISA, Wataniba e Horonami
Apoio: Fundação Rainforest Noruega (RFN), CAFOD, Embaixada Real da Noruega em Brasília.

Na próxima semana estaremos recebendo os parentes da Venezuela. Mais de 80 lideranças discutindo sobre os desafios dos povos da floresta. Komi yamakini urihi yama a noamai!!!

 

Na próxima semana, durante o II Encontro Binacional Yanomami Ye’kwana, sera lançado o livro Xapiri thëã oni – Palavras escritas sobres os Xamãs Yanomami, produzido por Hutukara e ISA.

lancamento_livro_2014

 


Esta publicação sobre o xamanismo yanomami reúne uma série de trabalhos realizados através da parceria entre pesquisadores yanomami da aldeia Watorikɨ e assessores brancos. Neste livro a escrita em língua yanomae é usada como uma forma de se olhar o xamanismo, mas não apenas: os desenhos, o vídeo e o canto complementam esta constelação de trabalhos que abordam os conhecimentos, formas de expressão e relatos de experiências xamânicas apresentados aqui. O livro, destinado ao publico yanomami, busca captar a riqueza da fala de seus xamãs e levá-las para o texto escrito, colocando a disposição das pessoas letradas - alunos e ex-alunos das escolas yanomami – uma peça rica de sua literatura.


Organizadores: Morzaniel Ɨramari Yanomami e Ana Maria Machado.