• Home
  • Notícias
  • HUTUKARA REALIZA ENCONTRO REGIONAL DA REGIÃO DO HAKOMA

HUTUKARA REALIZA ENCONTRO REGIONAL DA REGIÃO DO HAKOMA


Fotos de MORZANIEL IRAMARI


Documento original (doc)

A Hutukara Associação Yanomami realizou nos dias 15, 16, 17 e 18 de Maio, na região do Hakoma, o seu XX Encontro Regional de 2014. Foi a primeira vez que a Hutukara realizou uma atividade no Hakoma, e pode levantar importantes informações sobre a situação dos Yanomami da região.

O encontro aconteceu na maloca da antiga Tihisipora, e participaram do encontro representantes de todas as 13 comunidades atuais, a saber: Wathou, Werithou, Yawariomapë, Mrakaunahipi, Cachoeira, Masipe, Yaruxetha, Wërëmo, Apiahi, Krɨpisipi, Aiãmõpi, Yaritopi, Ixaropi.

No primeiro dia do encontro além da cerimônia de chegada, foi exibido o filme “os curadores da floresta” do cineasta Morzaniel Yanomami, registro do encontro de xamãs realizado na comunidade Watorikɨ em 2012, e resultado de uma das mais importantes linhas de trabalho da Hutukara, que é a valorização e a divulgação da cultura yanomami.


No dia seguinte, a reunião teve início com a fala do presidente da Hutukara Davi Kopenawa que explicou para os participantes a história, a estrutura e o trabalho da associação, enfatizando a luta pela garantia dos direitos do povo yanomami e pela posse plena de seu território. Nessa seara, os yanomami do Hakoma denunciaram a presença de garimpeiros na região, alertando inclusive para o problema do aliciamento de jovens indígenas do Hakoma. Os mais velhos lembraram dos anos difíceis que passaram no auge da corrida do ouro na Terra Indígena Yanomami, na década de 1980, e de todo o sofrimento que o garimpo os trouxe. Nas palavras de Tuta Yanomami: “A gente quer viver com saúde! Nesse lugar, ha muito tempo, os garimpeiros estragaram tudo. Sujaram os rios, espantaram as caças, deixaram um grande buraco na floresta. Muitos morreram. Eu não quero que os garimpeiros apareçam de novo!”

Outro importante tema discutido no encontro foi à situação do atendimento à saúde na área yanomami, que segundo os Hakomathëri não anda bem. Eles identificaram a necessidade de construir um novo subpolo que possa atender as comunidades que se mudaram para as proximidades do rio Mucajaí, e reivindicaram melhorias na estrutura dos postos de saúde, com mais remédios e melhores condições para os pacientes e funcionários da saúde. De acordo com as lideranças, há comunidades que estão a dias de caminhadas dos pólos disponíveis, e em função disso, muitas crianças não conseguem receber o atendimento necessário no tempo certo.

No encontro também muito se discutiu sobre a situação da educação. No Hakoma atualmente apenas uma comunidade possui escola, e mesmo assim as condições são precárias. O professor Antônio Yanomami relatou: “A escola que tem está abandonada. Estou triste porque a Secretaria de Educação não está ajudando. Eu ensino os alunos, mas não tem material para a escola funcionar direito. (...) Eu vi a escola de Maturacá. Lá a escola é boa, tem muitos alunos. Por que as escolas indígenas do Amazonas funcionam e aqui em Roraima não?“
Diante das demandas das comunidades do Hakoma, a Hutukara se comprometeu a levar adiante a mensagem dos yanomami, e acionar as instituições responsáveis exigindo que os serviços básicos que ficam ao cargo do Estado sejam devidamente realizados, e que os direitos do povo yanomami sejam efetivamente respeitados.

Participaram deste evento mais de 120 lideranças entre mulheres, homens, jovens e crianças. O Encontro Regional do Hakoma foi realizado pela Hutukara e obteve apoio das entidades: CAFOD, EMBAIXADA DA NORUEGA, FUNDAÇÃO RAINFOREST DA NORUEGA e do ISA.



Atenciosamente,


MORZANIEL IRAMARI ARANARIUTHERI
Coordenador de Comunicação da Hutukara