• Home
  • Notícias
  • 22 pistas de pouso já foram destruídas na TI Yanomami

22 pistas de pouso já foram destruídas na TI Yanomami

Fonte FVB: http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=156660

YANA LIMA
Equipe FolhaWeb

08_08_2013Uma pista de pouso usada no garimpo ilegal dentro da Terra Indígena Yanomami (TIY) foi destruída nessa quinta-feira , 1°.  Segundo a  Fundação Nacional do Índio (Funai), desde 2011 o combate à atividade nas terras indígenas tem sido intensificado. No período foram inutilizadas 22 pistas de pouso na reserva Yanomami.

A neutralização está enquadrada na Operação Curare III , deflagrada em sigilo no dia 16 de julho pelo Exército, embasada em estudos prévios feitos pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Conforme o mapeamento feito pela fundação, restam cerca de 18 pistas a serem destruídas.

A destruição mais recente foi na chamada Pista do Espadim, no município de Amajari, a  60 quilômetros da fronteira com a Venezuela. O local não homologado fica na calha do rio Uraricoera e dava apoio à ação de balsas no alto do rio.

 

Nenhum garimpeiro foi preso na Operação Curare III. Hoje a ação continua e a previsão é que seja destruída mais uma pista na região de Surucucu.  Segundo o coordenador da Frente de Proteção Yanomami, João Catalano, o enfoque maior é a destruição de pistas, balsas, motores e todo o aparato de apoio à atividade. “A ideia é causar prejuízos para que atividade não seja rentável”, disse.