• Home
  • Notícias
  • REGIÃO DO AJARANI: Índios Yanomami fazem manifestação hoje

REGIÃO DO AJARANI: Índios Yanomami fazem manifestação hoje

Fonte FBV: http://folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=150242
SHIRLEIA RIOS

19_04_2013

A Associação Hutukara promove hoje, na região do Ajarani, Município de Caracaraí, na Perimetral Norte, uma manifestação pela retirada de ocupantes e bens das fazendas localizadas na região que estão dentro da Terra indígena Yanomami. Cerca de 400 indígenas participarão da manifestação que terá início às 8h e se estenderá por todo o dia.

Segundo o vice-presidente da Hutukara, Maurício Yekuana, a manifestação será realizada para protestar contra os fazendeiros que resistem à ordem judicial de retirada. “Ficamos muito tempo esperando a boa vontade dos fazendeiros se retirarem. Como isso não aconteceu, resolvemos fazer a manifestação para que eles saiam imediatamente. Queremos assegurar nossos direitos que foram garantidos por lei”, disse Yekuana.

A manifestação contará com a participação de representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Funai (Fundação Nacional do Índio) e Polícia Federal. “Quem quiser participar da manifestação para apoiar o povo Yanomami é bem-vindo”, frisou o líder indígena.

Para Maurício Yekuana, os fazendeiros têm causado sérios danos ao meio ambiente. “A permanência dos fazendeiros no local causa grandes prejuízos aos povos indígenas e ao meio ambiente, como por exemplo, o desmatamento e as queimadas. Queremos dar um basta”, acrescentou.

Em março deste ano, o MPF já havia encaminhado recomendação ao Ibama para que o órgão iniciasse a fiscalização e vistoria das fazendas situadas nessa região, com o objetivo de possibilitar a autuação de todos os crimes ambientais e infrações administrativas constatadas, em virtude das invasões ilegais e, também, aferição do dano ambiental na área fiscalizada para posterior reparação pelos responsáveis.

O objetivo da recomendação era evitar que os responsáveis pela invasão da Terra Indígena Yanomami fossem retirados da área antes da identificação dos crimes ambientais cometidos dentro da região.

As fazendas que deverão ser retiradas são: Nova Esperança, São Raimundo, Gaúcha, Lajeado, Nossa Senhora de Aparecida, Repartimento, Retiro do Repartimento, Três Barras, Pouso Alegre, Miguelão, Paludo, Dois Irmãos, Duas Flechas, Rancho Fundo, Boa Sorte e São Francisco todas situadas em áreas dentro da Terra Indígena Yanomami, na região do Ajarani.