Exército confirma a prisão de mais uma pessoa

Fonte: http://folhabv.com.br/noticia.php?id=148734

Mais uma pessoa foi presa hoje na Operação Curaretinga I, que está sendo desenvolvida por meio de uma ação conjunta entre Exército, Ministério Público Federal, Polícia Federal e Funai (Fundação nacional de Índio). Ontem 34 garimpeiros foram presos em Palimiú, na terra indígena Yanomami.

A Operação Curaretina I, que iniciou na madrugada de sexta-feira (22,) ainda não foi concluída e deve prosseguir esta semana. Os garimpeiros presos foram autuados por formação de quadrilha armada, garimpo ilegal e usurpação de matéria-prima da União. Outros foram enquadrados ainda nos crimes de tráfico de drogas, porte e posse de armas e munições e de atividade nociva à saúde pelo uso do mercúrio, que contamina os rios.

A Operação Curaretina I, que ocorre nas imediações do rio Uraricoera com o objetivo de coibir o garimpo fluvial em áreas indígenas, foi desencadeada a pedido do MPF, que solicitou a destruição das balsas localizadas na calha do rio Uraricoera.

Abaixo a lista de material apreendido durante a Operação até o momento e divulgado pelo Exército e Ministério Público Federal:

- 6 (seis) balsas de garimpagem ilegal;
- 2 (duas) embarcações com motor;
- 3 (três) voadeiras;
- 1 (um) motor de popa;
- 3 (três) motores de popa de 40 HP
- 1 (um) motor de popa de 75 HP
- 1400 litros de óleo diesel
- 5 (três) motores de auxilío a garimpagem ilegal;
- 3 (três) motosserra;
- 5 (cinco) rádios;
- 2 (duas) espingardas Cal 20
- 2 (duas) balanças de precisão
- 2 (dois) compressores
- Ouro
- Maconha
- 1 (um) freezer

A Assessoria de imprensa do MPF informou que a operação vai continuar e as informações atualizadas serão enviadas para a imprensa a qualquer momento.