• Home
  • Notícias
  • Filme sobre xamanismo yanomami é lançado em Boa Vista (RR)

Filme sobre xamanismo yanomami é lançado em Boa Vista (RR)

Exibição de Xapiri foi seguida por apresentação dos xamãs yanomami e bate-papo com envolvidos na produção do longa-metragem em evento prestigiado por aproximadamente 500 pessoas

Depois da estreia na Rio+20, em junho, o filme Xapiri foi lançado em Boa Vista em 26 de outubro último durante evento promovido pela Hutukara (HAY) e ISA, em parceria com a Cinemateca Brasileira, o Instituto Século XXI e o Sesc Roraima, dando sequência às atividades comemorativas dos 20 anos da homologação da Terra Indígena Yanomami.


Xapiri é um filme experimental e pode ser considerado como um filme arte. Procura, através da sensibilidade, levar o espectador a uma viagem pelo mundo imagético e sonoro do universo yanomami e, mais precisamente (e ousadamente), a experimentar o que seria a “viagem” dos xamãs yanomami. Veja o trailer.


http://www.youtube.com/watch?v=c0hoAhp-Y0M&feature=player_embedded

Após a exibição, um grupo de Yanomami realizou uma sessão de xamanismo. Com corpos pintados e ornamentados entoaram cantos ancestrais enquanto faziam performances corporais que encantaram os presentes.

xapiri01

Para o bate-papo com o público estavam presentes Davi Kopenawa, presidente da Hutukara, e Marcos Wesley, coordenador adjunto do Programa Rio Negro do ISA. Davi foi o mentor e organizador de dois encontros de xamãs, em março de 2011 e abril de 2012, quando foram realizadas as captações de áudio e vídeo utilizadas no filme Xapiri. Davi também assina o argumento do filme, junto com Bruce Albert e Laymert Garcia dos Santos. Marcos trabalhou na produção do filme e assina a trilha sonora e a captação de áudio. A direção é assinada por Bruce Albert, Gisela Motta, Laymert Garcia dos Santos, Leandro Lima e Stella Senra.

No bate-papo, Davi contou que a realização dos encontros de xamãs e a produção do filme fazem parte de um projeto maior dos Yanomami de valorizar o xamanismo. “Queremos mostrar para todas as pessoas que o conhecimento do pajé é muito grande e importante para os Yanomami, foi por isso que eu chamei meus amigos para fazerem este filme. Nós queremos que os filhos de vocês conheçam e respeitem a nossa cultura”, disse. “Estamos fortalecendo os pajés para que os nossos jovens continuem com essa nossa cultura e para fazer frente aos missionários que querem acabar com ela”, concluiu.

xapiri02

Por fim, houve um coquetel de confraternização onde foram servidas iguarias regionais como a damorida (peixe cozido com pimenta acompanhado de beiju) e o caxiri .