Internacional: CAFOD - Celebração dos 50 anos

thumb_Cafod

Davi Kopenawa Yanomami foi lembrado na comemoração dos 50 anos de aniversário da CAFOD (entidade da igreja católica na Inglaterra) apoiadora da Hutukara desde 2007 e está na capa da Revista Especial 50 anos da CAFOD junto a várias pessoas especiais que fazem parte desta história.

Veja a Revista Especial 50 anos CAFOD (pdf em inglês).

50 anos: 2000 vozes
Tradução do artigo de celebração dos 50 anos  pagina 9 da revista.

No dia 28 de janeiro mais de 2000 amigos da CAFOD celebraram o início do ano de celebração do nosso 50º aniversário com uma Missa na Catedral de Westminster. Mildred Neville reflectiu depois sobre o seu envolvimento no começo e sobre o trabalho de uma das suas fundadoras, Jackie Stuyt.

“É difícil não pensar nesses dias do início dos anos sessenta; foram um tempo de tanta esperança. O mundo estava-se abrindo para a geração do pós-guerra”, disse ela.


Mildred esteve envolvida, juntamente com Jackie Stuyt entre outros, em alguns dos primeiros Dias de Jejum da Família. Estes foram um grande sucesso e levaram a que os Bispos de Inglaterra e do País de Gales apelassem à criação de um fundo católico para financiar o desenvolvimento internacional em 1962.

“Nunca antes tinha havido uma organização católica para trabalhar em Desenvolvimento. A Jackie era tão dedicada a esta ideia que trabalhou sem receber salário”.

“Meio século depois, chegámos longe. Gasta-se mais em ajuda de emergência e em desenvolvimento. O Governo reconhece agora a importância de organizações como esta e por isso dá dinheiro. E a CAFOD cresceu no mundo, respondendo às necessidades das pessoas conforme mudam, e alcançou mais do que nós poderíamos ter imaginado. Mas existem ainda grandes desafios”
“Se tivessem dito a qualquer das mulheres envolvidas há 50 anos atrás que a CAFOD teria chegado tão longe, teríamos ficado surpreendidas e encantadas.”

“Foi muito bom ver todos aqui hoje. A Missa produziu em mim um enorme sentido de solidariedade e renovou o espírito. Fiquei particularmente feliz por ouvir a passagem de Lucas sobre a estrada para Emaús. A ideia final da partilha do pão é, para mim, o que a CAFOD faz: um acto de dedicação à comunidade”.

Maiores informações visite o site da CAFOD

http://www.cafod.org.uk/news/uk-news/50th-weekend-2012-30-01