• Home
  • Notícias
  • Lideranças Yanomami Participam de Encontro em Surucucu

Lideranças Yanomami Participam de Encontro em Surucucu

Documento original (doc)

Veja Fotos do encontro - (Créditos Brisa Catão, assessora voluntária da Hutukara)

Durante o período de 03 a 07 de setembro de 2011, cerca de 300 indígenas de, pelo menos, 22 comunidades yanomami estiveram reunidos na comunidade Kori Yauopë, região de Surucucu para discutir os problemas das Comunidades: Proteção Territorial; Organização Interna da HAY, Mudanças Climáticas – identificando alterações no modo de vida; Iniciar a discussão do Plano de Gestão Territorial; Políticas Públicas dando prioridade para a questão da saúde indígena; Reestruturação da HAY – alteração no Estatuto Social da Entidade e elaboração do Regimento Interno da HAY.

Sobre a proteção territorial foi feito um debate porque as autoridades não protegerem a TIY e os participantes chegaram à conclusão que as autoridades não indígenas não têm compromisso com a sobrevivência e nem com o modo de vida dos Yanomami e Ye´kuana, enquanto as políticas públicas, as mesmas lideranças concluíram que falta vontade política dessas autoridades. “Quando falam em educação as autoridades querem que nós indígenas desenvolvamos a mesma metodologia de ensino da cidade, dos centros urbanos, não aceitam a nossa forma de buscar conhecimento, aprendizagem diferenciada, não reconhece nossa língua materna nem a nossa cultura, querem que nós indígenas sejamos, iguais a eles, as autoridades da educação tem que entender que somos diferentes, vivemos em ambientes diferentes e temos nossas tradições próprias, eles tem que respeitar tudo isto”, salientou a liderança Dário Vitório Kopenawa Yanomami.

A saúde é uma questão sempre problemática, isto é a avaliação dos representantes das comunidades no Encontro, mas foi discutida a possibilidade de definição de um plano de atendimento para minimizar os problemas existentes na região do Surucuccu,  durante o Encontro Regional da HAY, também participaram Representantes: da FUNAI, da SESAI (DSEI-Y), do Exercito Brasileiro Pelotão 7° BIS do Surucucu, do ISA – instituto Socioambiental, da Secretaria de Educação do Estado de Roraima esteve representada por um funcionário indígena Yanomami – Júnior Hekurari Yanomami.

Em relação aos temas mudanças climáticas e gestão territorial foi refletido, discutido pelos participantes que a escassez da caça e da pesca, seca dos rios, enchentes inesperadas, perdas de roças e frutos das florestas estão cada vez mais constantes e preocupando as lideranças das comunidades e aumentando a dependência de alimentação da cidade (centros urbanos), isto é efeito das mudanças da terra (climáticas) que afetam o modo de vida dos Yanomami e Ye´kuana, estes problemas deve ser prioridade para a HAY nos próximos anos e devem serem melhores discutidos pelas lideranças das comunidades. A insegurança alimentar é um problema de todos as comunidades da região do Surucucu.

Já a discussão sobre a organização interna foi avaliado que a aproximação das lideranças das HAY com as bases possibilitam o fortalecimento da organização bem como a credibilidade junto às comunidades, sendo isto fundamental para que todos entendam de fato o verdadeiro papel e importância da HAY. Junto com esta discussão também foi discutido que a Hutukara precisa melhorar seu estatuto social e criar um regimento interno para a Organização, mas, a principal dificuldade é fazer com que as lideranças entendam, compreendam para que servem essas ferramentas. As influencias e interferências externas são fortes, e as aldeias que antes ficavam reféns dos órgãos públicos, vêem na Hutukara uma representante forte e legítima na luta pelos yanomami, permitindo a Hutukara a sua defesa e representação. O efeito da nova organização yanomami vem gradativamente se mostrando positivo na medida em que as reuniões são realizadas, um número cada vez maior de lideranças Yanomami e Ye´kuana têm participado das lutas em defesa dos povos que habitam a TIY junto à Hutukara.

Os indígenas tiveram a oportunidade de falar sobre os problemas enfrentados pelas comunidades. Várias lideranças denunciaram que o garimpo tem aumentado dentro da TIY. “Não queremos isso, faz mal para floresta e para nosso povo, que sofre as consequências”, diz o líder Davi Kopenawa e também diretor da Hutukara Associação Yanomami.

Muitos yanomami reclamaram ainda da precariedade na assistência à saúde e ao aumento das  doenças, como a malária.

Além de aproximar as comunidades, um evento como este faz com que os índios tomem conhecimento do que acontece na floresta. É um espaço de discussão onde  eles têm voz e vez.  

Até o fim do ano, a Hutukara deve realizar mais dois eventos – Encontros Regionais:

Encontro Regional do Baixo Mucajaí    17 a 19/10/2011
Encontro Regional do Marari    01 a 03/10/2011


Estes eventos são realizados com a apoio da APOIO da CAFOD LONDRES e família da JESSE SKLAIR e ASSESSORIA: ISA – INSTITUTO SOCIO AMBIENTAL


Boa Vista – RR, 08 de setembro de 2011.



Mauricio Tomé Rocha (Ye´kuana)
Vice – Presidente Hutukara e Coordenador de Comunicação
Telefone para contato: (95) 9154-5841
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.