RCA participa da reunião da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena

Nos dias 30 e 31 de maio de 2012, o secretário-executivo da RCA, Luis Donisete Benzi Grupioni, participou da I Reunião Extraordinária da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena / CNEEI do Ministério da Educação. A RCA é membro da CNEEI representando as organizações da sociedade civil que atuam na área da educação escolar indígena.


image001

A reunião extraordinária foi convocada pelo MEC com o objetivo de discutir a elaboração de um plano de ações para as ações de educação escolar indígena no país. A pedido do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, a SECADI está incumbida de construir e apresentar um Programa Nacional de Educação Escolar Indígena – PRONEEI, para balizar as ações do MEC nessa área. Para tanto, foi convocada a CNEEI para subsidiar a elaboração do plano, sob responsabilidade de um Grupo de Trabalho, composto por técnicos do MEC e da Funai.

Para o PRONEEI, a CNEEI indicou cinco eixos estruturadores das ações, contemplando programas e ações já existentes e a criação de novos programas que possam implicar num salto de qualidade nos programas de educação escolar nas aldeias indígenas. São eles: I. Territórios Etnoeducacionais; II. Práticas Pedagógicas Diferenciadas na Educação Básica; III.Formação Superior; IV.Infraestrutura das Escolas Indígenas; V.Gestão e Infraestrutura dos Sistemas de Ensino; e VI. Implantação da Lei 11.645/2008.

Sob nova coordenação- Na reunião da CNEEI foi comunicada a substituição do prof. Gersem Baniwa pela Profa. Rita Potiguara na Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena do MEC. Rita Potiguara é doutora em Educação e membro do Conselho Nacional de Educação.

Durante a reunião, os membros da CNEEI elaboraram uma carta, encaminhada à Secretária da SECADI, Claudia Dutra, e ao assessor especial do Ministro, Márcio Meira, expressando preocupação com o número de técnicos lotados na CGEEI. Os membros da CNEEI afirmam que atual composição da CGEEI é insuficiente para a coordenação das ações de educação escolar indígena no país e pedem a equipe seja ampliada de modo que se possa avançar no processo de implementação dos territórios etnoeducacionais.

Postado por Decio

Professores yanomami se preparam para exame de suplência no Ensino Fundamental

Disponível em: http://www.roraimanoticias.com.br/noticias/cidades/item/3882-professores-yanomami-se-preparam-para-exame-de-supl%C3%AAncia-no-ensino-fundamental

professores1

“As aulas ministradas em português contam com tradutores na língua yanomami” ASCOM/SECD

A troca de conhecimentos ganha espaço até o dia 18 de novembro. Professores yanomami estão sendo preparados para a certificação no Ensino Fundamental, é a capacitação para exame de suplência.
As atividades ocorrem na Escola Estadual Riachuelo, Comunidade Indígena de Sucuba, município de Alto Alegre, distante 60 km da capital.
O curso é ministrado pela primeira vez no Estado. São em média 10 pessoas entre educadores e técnicos da Divisão de Educação Indígena da SECD. Como a maioria dos participantes não domina o português, as aulas contam com tradutores em sanomá, yanomami, yanomama e ninã, alguns dos dialetos falados pelos índios yanomami.
Ao todo, 35 professores participam da formação dividida em etapas. A primeira inclui conhecimentos de 1ª a 4ª série e a segunda, de 5ª a 8ª série. São aulas nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia no período matutino, vespertino e com atividades extras à noite e inclusive aos sábados.
A experiência inédita busca oferecer condições para os professores concluírem o Ensino Fundamental e terem acesso a partir do próximo ano ao curso de magistério. Atualmente os educadores que atuam na Terra Indígena Yanomami, não possuem formação. Eles são índios que falam fluentemente a língua da comunidade em que vivem, indicados pelas lideranças, porém sem a formação exigida.
“É um desafio, mas que vai trazer resultados. É o primeiro passo para a formalização das escolas nas comunidades yanomami. Além disso, nesta iniciativa eles têm acesso ao conteúdo exigido e nós temos a oportunidade de conhecer a realidade da língua e o universo da cultura desse povo” revela a chefe da Divisão de Educação Indígena da SECD, Ineide Izidório.  
ESTRUTURA
Os cursistas deixaram os locais de origem de avião por meio da parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai). Eles recebem também alojamento e alimentação na Comunidade de Sucuba por meio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD).
Os yanomami não têm o hábito de assistir aulas em cadeiras ou bancos, diante desta realidade é preciso adaptar a metodologia das aulas para torná-las mais interessantes. O alimento oferecido é outra dificuldade para a Divisão de Educação Indígena, pois os índios estão acostumados a carnes de caça e frutas, como a banana.
“Nos primeiros dias, oferecemos frango, produto que eles não estão acostumados. Muitos não gostaram. Foi assim também com o jerimum, pão, leite e café. Para nossa surpresa eles preferiram mingau de banana e macaxeira. São oportunidades únicas que temos para conhecer de perto as particularidades do povo yanomami e assim aprender com eles”, ressalta a chefe da Divisão.
A próxima meta é concluir o projeto para a realização do curso de magistério. A iniciativa vem sendo desenvolvida por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) com apoio do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforr). A intenção é oferecer a formação entre 2012 e 2015.






Educação - Documentos

Estudos Pan-Amazônicos promove palestra sobre educação Yanomami na sexta (23), com Armindo Goes da Hutukara.


Fonte: http://www.ufam.edu.br/index.php/eventos/2369-laboratorio-de-estudos-pan-amazonicos-promove-palestra-sobre-educacao-na-sexta-23

Laboratório de Estudos Pan-Amazônicos promove palestra sobre educação Yanomami na sexta (23)
Publicado em 20 Maio 2014 | Imprimir | E-mail

O Laboratório de Estudos Pan-amazônicos – Práticas de Pesquisa e Intervenção Social – LEPAPIS promove a palestra “A educação na visão dos Yanomami” com Armindo Yanomami, diretor da Hutukara, na próxima sexta-feira (23). O evento ocorre no auditório Alalaú, da Faculdade de Educação, de 9h às 12h. Para se inscrever deve comparecer ao Laboratório Pan-amazônico/LEPAPIS.

Contato: (92)8211-4239/ Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Sobre o Lepapis

O Laboratório de Estudos Panamazônicos – Práticas de Pesquisa e Intervenção Social – LEPAPIS, é um laboratório aberto e interdisciplinar que desenvolve estudos sobre a região pan-amazônica, e reflete sobre as relações entre pesquisa e intervenção social. O recorte deste laboratório não esta dado pelos objetos da pesquisa, senão pela abordagem teórico – metodológica que prioriza a compreensão da qualidade das práticas de pesquisa e da intervenção social produzida por agências ou instituições que se vinculam aos grupos de estudo. Também por seu interesse geo – estratégico dentro da Universidade Federal do Amazonas, Brasil, para dialogar com as tradições de conhecimentos e os saberes constituídos dentro da região panamazônica e suas fronteiras geográficas e gnoseológicas.


Documentário Tawaieh: I Seminário de Intercâmbio de Experiência de Educação Escolar Indígena do Amazonas

O documentário Tawaieh, fruto do I Seminário de Intercâmbio de Experiência de Educação Escolar Indígena do Amazonas" realizado em março 2013 na aldeia Nova Esperança, Rio Marau, território Nusoken-Sateré-Mawé e organizado pela Associação Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami-Secoya e o Instituto de Cooperação Econômica Internacional. O Seminário teve por objetivo a troca de experiências entre professores Ticuna, Marubo, Matís, Tukano, Tuyuka, Yanomami e Sateré-mawé e realizar um verdadeiro “puxirum pedagógico e cultural”, identificando os atuais problemas e apresentando sugestões para a melhoria da educação escolar diferenciada no estado do Amazonas".

O mesmo foi produzido por: Tawaieh - Tawa Ipakup Ekatup Hap - equipe de professores Sateré-Mawé.

Silvio Cavuscens
Coord. Geral da Secoya

 


 

RELATÓRIO -PROJETO INEP BRA/04/049 CONTRATO DE SERVIÇO N 2011/000367

RCA participa da reunião da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena

Professores yanomami se preparam para exame de suplência no Ensino Fundamental

Encontro de educação: Nota sobre o encontro 2

Encontro de educação: Nota reunião MPF

EDUCAÇÃO YANOMAMI E YE'KUANA - OFICINA TEEYY - 2010

ISA-BV - Projeto MEC-SECAD 2009

Projeto Hutukara-MEC-SECAD - ATUALIZADO

YANOMAMI E YE'KUANA - ÍNDIOS DISCUTEM PLANO PARA EDUCAÇÃO - 10-11-10

Yanomami e Ye’kuana participam de pré-vestibular para Universidade Federal de Roraima