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Davi Kopenawa ao centro
Davi Kopenawa Yanomami
Recomendação ao Premio 2008, Bartolomeu de Las Casas, Espanha - Claudia Andujar
Conheci rapidamente Davi na segunda metade dos anos 1970 como interprete da Funai numa missão de salvação de um grupo relativamente isolado, atingido por uma epidemia. Nessa ocasião a gente apenas se entreviu sem trocarmos palavras.
No começo dos anos 1980, a recém formada CCPY (Comissão pela Criação do Parque Yanomami) decidiu de construir uma aproximação a terra Yanomami, instalando um escritório numa casa alugada, na capital de Roraima, Boa Vista. Estabelecemos um primeiro projeto de saúde entre os Yanomami.
Na época fui encarregada de coordenar os trabalhos da CCPY. A organização se colocou o alvo de conseguir o reconhecimento das terras Yanomami pelo governo Brasileiro. Em Boa Vista, iniciamos um trabalho de saúde, no território in-hospede, que era Roraima.
Davi Kopenawa , um Yanomami, que falava um pouco de português, cheio de curiosidade e coragem, procurou-nos. Desconfiado, tendo recebido informação a nosso respeito, de ser perigosa e a serviço de interesses estrangeiros, veio investigar em loco, sozinho, a razão de nossa presença em Roraima e o intiuito do trabalho nosso com seu povo. Voltou uma segunda vez, uma terceira vez, tomando cuidado para ninguém saber que freqüentava o escritório da CCPY. Passamos por uma curiosa inquisição.
Fiquei impressionada com Davi, por sua curiosidade investigadora, independência, bom senso e inteligência. Ficou evidente que era um líder nato com o senso extra-sensorial que o tornou também xamã. Davi nunca nós decepcionou.
Assim ficamos nos conhecendo e crescemos juntos nessa dura luta, que é a defesa da terra indígena Yanomami.
Trabalhamos junto a partir de 1984, Davi conhecendo outras organizações da época, que constituíram o quadro Pró-Indígena, organizado, no Brasil.
Ficou evidente que precisávamos criar uma rede de apoio com organizações fortes, não só no Brasil, mas em países que já tinham experiência de trabalho com populações indígenas,“primeiras”, geralmente oprimidas pelos regimes políticos locais.
Através das aproximações dos outros e com elas, Davi Kopenawa e a CCPY, construiu uma campanha em defesa da sobrevivência e cultura dos Yanomami, na época, já sofrendo pela crescente onda de garimpos a procura de ouro.
Davi ficou conhecido como porta voz de seu povo no sul do Brasil e fora. Nos anos que seguiram chegou a ser convidado para falar na sede da ONU em Nova York, foi recebido com honra pelo secretário geral da organização, ouvido na Organização do Estados Americanos em Washington, mas também circulou, convidado por índios Norte Americanos, conheceu suas organizações. Participou da conferência Internacional do Conselho Mundial dos Povos Indígenas do Ártico, em Tromso, na Noruega, (em 1990), como porta voz dos Yanomami. Através de uma forte amizade construída com o FAFO/Norad (Cooperação da Agencia Norueguesa de Desenvolviemnto) há 25 anos, o Povo Yanomami continua recebendo o apoio dos Noruegueses, através da Rainforest Foundatiom, para consolidar a organização do povo Yanomami, a Hutukara. Outro laço importante criou se através dos anos de trabalho com a Survival International. Ela perdura desde os anos 1980 e ajuda a abrir caminhos para novos rumos e apoio político na organização da Hutukara. A confiança que todos demonstram na integridade da personagem de Davi Kopenawa, deve ser algo que toca todos que o conhecem, um exemplo de que um ser humano, nascido numa aldeia isolada é capaz de perceber do nosso mundo contemporâneo, difícil de convier. Davi se coloca veemente contra a destruição da Amazônia.
Sou testemunho da força de caráter, do nosso amigo Davi Yanomami, há 30 anos, já que o acompanhei em grande numero de viagens nas campanhas, através das Europa e Américas. Conheço os Yanomami por 37 anos, primeiro como fotografa, a que se juntou uma pessoa engajada na defesa da vida, cultura e terra deles.
Hoje, Davi está construindo a unificação de seu povo, através da associação Hutukara, envolvendo as muitas comunidades Yanomami no Brasil. Uma árdua tarefa numa sociedade em que tradicionalmente não existia “chefe”. As invasões de garimpeiros e fazendeiros continuam ser uma presença difícil de contornar, num estado inimigo aos índios, como é Roraima, apesar da Terra Indígena Yanomami ter sido demarcada e reconhecida pelo governo Brasileiro em 1992/93.
Claudia Andujar
Membro fundadora da CCPY
Coordenadora da campanha pela demarcação da Terra Yanomami
Recomendação ao Premio 2008, Bartolomeu de Las Casas, Espanha- Bruce ALBERT
Prêmio Bartolomeu de Las Casas, 2008
São Paulo, 10 de Outubro de 2008
Permito-me, portanto, testemunhar aqui sobre o caráter excepcional da personalidade de Davi Kopenawa, líder interétnico de uma aguda inteligência política, de uma coragem pessoal admirável e de uma dedicação incansável na luta pelos direitos coletivos dos Yanomami. Estas qualidades, fizeram de Davi Kopenawa um dos líderes indígenas mais conhecidos na America Latina e no mundo e o conduziram de sua aldeia no Norte da Amazônia até a tribuna da ONU.
Porém, além desta trajetória fora do comum, o que sempre me impressionou em Davi Kopenawa é a sua extraordinária criatividade intelectual. A partir do saber xamânico de seu povo Davi Kopenawa teve, de fato, o talento de elaborar uma mensagem universal em defesa tanto da diversidade cultural quanto do meio ambiente do planeta; mensagem esta capaz de tocar um grande público internacional através de manifestações culturais de grande porte como a exposição O espírito da Floresta (Paris, Fondation Cartier, 2003 e Rio de Janeiro 2004) ou a Ópera Amazônia (Bienal de Munique, 2008).
« (...) Cabe a um dos últimos porta-voz de uma sociedade ameaçada de extinção, por nossa causa, como muitas outras, de enunciar os princípios de uma sabedoria da qual somos ainda demasiadamente pouco numerosos a entender que dela depende, também, nossa própria sobrevivência.»[1]
Bruce ALBERT
Doutor em Antropologia pela Universidade de Paris X Nanterre
Diretor de Pesquisa do IRD
Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, Paris
________________________________________
[1] Prefácio do número especial da revista Ethnies (Survival International France), Chroniques d’ une Conquête, 1993 n°14, página 6.
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